terça-feira, 14 de agosto de 2018

Apesar da URSAL ser brincadeira... Existem propostas sérias

Apesar da URSAL ser uma brincadeira surgida a partir de uma paranoia, causada pelo eterno medo que os direitistas têm de tudo que tenha predominância da cor vermelha,  existem sim, propostas sérias de unificação continental, seja de toda a América Latina (Com ou sem a participação de países de idiomas não-latinos), quanto da América do Sul somente, e até mesmo uma proposta de união apenas da América Hispanófona (Ou seja, Brasil fora). Aqui eu citarei alguns mais importantes.

ÚNELA/UNELAYA

Este projeto tem base na Colômbia, e é encabeçado por seu embaixador, o ex-Ministro da Defesa colombiano Camilo Ospina. A Fundação ÚNELA, através do projeto UNELAYA, visa simplesmente a integração de toda a América Latina e do Caribe. Este projeto visa todo o continente exceto, logicamente, Canadá e EUA, e tem como objetivo colateral isolar os EUA a nível de América - O que não seria muito difícil, dadas as "manobras suicidas" de Donald Trump, segundo Camilo - pois não se pode dar tapas em todo o mundo sem que nada aconteça por consequência.

Temos um vídeo em português.

UNIÓN LATINOAMERICANA

Este projeto tem base no Chile, e parece ter mais corpo que sua parte similar colombiana. Conta inclusive com uma sede da Secretaria Geral da União Latinoamericana, e também com uma bandeira. O Secretário Geral é o chileno Carlos Cáceres, e conta com cinco comitês compostos por pessoas de vários países da América Latina.



MOVIMIENTO UNIONISTA POR HISPANOAMÉRICA

Já este movimento aqui deixa o Brasil (E outros países) de lado, focando apenas em uma união de países hispanófonos (Ou seja, apenas os que hablan español). Não tem um site oficial, mas tem uma comunidade no Facebook e um canal no Youtube com vídeos aparentemente bem elaborados e focados e coisas que possam facilitar a espalhar a ideia de união. Também contam com sistema de financiamento via Patreon para continuar ativo.


Vale lembrar que este símbolo é bem mais conhecidos entre os internautas hispanófonos do que se pensa, o que indica uma certa popularidade desse movimento.

Há mais movimentos referentes à união continental, que serão discutidos depois, mas aqui há três exemplos de que algo parecido com a URSAL - Embora sem o toque socialista - está sendo planejado há bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário