segunda-feira, 27 de maio de 2013

Marketing Multinível, "pirâmides", e a briga de foice no Brasil

Com certeza você já ouviu falar da expressão "Pirâmide Financeira": Um esquema de investimentos no qual a renda dos investidores mais antigos depende de quantos investidores mais recentes eles conseguirem atrair, e assim sucessivamente. Chega uma hora que a pirâmide não consegue se sustentar, e o "piloto" (O cabeça da Pirâmide) dissolve o esquema e leva toda a grana com ele. A propósito, isso é crime.

E com certeza, você já deve ter ouvido falar também da expressão "Marketing Multinível", que é praticamente a mesma coisa da pirâmide, mas usa produtos que tornam o esquema legal. E os produtos variam com a empresa: Shakes, serviço de VoIP, cartões de crédito, perfumes, roupas... A diferença do Marketing Multinível para a Pirâmide Financeira é que as empresas de Marketing Multinível usam produtos de uso praticamente constante, que todos os membros da pirâmide usam. Tipo, a Herbalife, a empresa de Marketing Multinível mais conhecida do Brasil, tem os seus "shakes emagrecedores", que são ávidamente consumidos por dondocas que querem perder uns "pneuzinhos". Isso sustenta a rede de Marketing Multinível e a torna legal de acordo com as Leis do país onde atuam.


Pois bem, ultimamente tá uma briga de foice contra (e entre) as Redes de Marketing Multinível por disputa de clientes. Alguns se dão bem no Marketing Multinível, outros não, e os motivos são tão diversos quanto as empresas. Algumas podem ser bem-intencionadas mas falham, outras são fraudes descaradas, e outras conseguem êxito. Marketing Multinível é como a Bolsa de Valores: Tem quem faça fortunas, tem quem perca fortunas. E tem quem cometa fraude e leve a grana dos investidores. A mesma inteligência requerida em uma Bolsa de Valores é requerida no Marketing Multinível (Só não precisa da gritaria, hehehe)

Todavia, a imprensa tradicional anda colocando todas no mesmo saco, supervalorizando os depoimentos de quem se deu mal nessas redes de MMN, e ignorando os depoimentos de quem se deu bem, geralmente isolados em alguns vídeos no Youtube. Por que será? Estariam as empresas de MMN gerando pessoas que enriquecem e se conscientizam de que podem trazer a prosperidade para outras? Empresas de MMN não costumam ser olhadas com maus olhos em outras partes do mundo, e nem mesmo no Brasil, até então. A Herbalife chegou a patrocinar times de futebol, como o todo-poderoso Barcelona, e até mesmo o Santos e o Avaí aqui no Brasil.



E, se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos de observações, denúncias e outros quetales é que: Se a Globo é contra, é porque não é algo mau. E os sites da Globo jogam denúncia atrás de denúncia contra esquemas de MMN como Herbalife, TelexFree e outros. Misturando o trigo ao joio, para fazer confusão na cabeça do internauta (Sem falar do telespectador).

Passei meus olhos na internet agora a pouco, e tá uma briga de foice entre empresas de MMN, cada uma prometendo mais maravilhas que a outra. Não chegaram ao ponto de se acusar mutuamente (Ou então, eu ainda não vi) mas a disputa pelos clientes chegou até os comentários do Youtube: Basta aparecer um vídeo de MMN, promovendo-o ou depreciando-o, ou acusando-o de pirâmide, e os comentários pipocam de pessoas que participam desses meios fazendo suas divulgações, e prometendo lucros mais atraentes que os de outros serviços.

Por mim, eu não entro nesse tipo de empreitada. Nunca fui um bom vendedor, fosse de suco de laranja, fosse de purificador de água, e o cerne do MMN é vender um produto, uma associação. Mas é muito estranho como começaram a pipocar "denúncias" contra tais empreendimentos que, até ano passado, pareciam completamente aceitáveis, assim de repente.

Vai ver porque, para vender bem no MMN, você precisa desenvolver criatividade e outros atributos relativos à inteligência, um atributo que as Elites que detêm o poder no mundo querem reter apenas para si. Afinal, contra os poderes emburrecedores (TV vulgar, cultos religiosos, músicas idiotas), ninguém - Da imprensa tradicional - se manifesta. Como eu havia dito antes. MMN precisa de tanta acuidade mental quanto a Bolsa de Valores. Uma manobra errada e você perde muito, uma manobra certa e você fará fortunas.

E acuidade mental apurada para as massas não é interessante para as Elites, pois elas - As massas - poderiam se mobilizar contra as Elites, ao descobrirem que estão sendo iludidas e que possuem o poder de mudar a situação vigente, ainda mais em um país tão cheio de políticos corruptos, marajás e aproveitadores como é o Brasil.

2 comentários:

  1. amigão,eu não faço MMN mas você forçou demais dizendo que é investigador. Investigador que não sabe diferenciar uma coisa da outra. Affff. E melhor VOCÊ procurar outro emprego porque como investigador, você está dando um bom pedreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, da próxima vez que vier postar alguma coisa, poste algo que seja útil para a discussão, em vez de jogar acusações gratuitas.
      Com certeza, você não entendeu as similitudes entre o MMN e os esquemas tradicionais de pirâmide.
      Com certeza, você não entendeu a descrição de minha pessoa. Não sou um detetive, eu investigo a verdade a meu modo. Isto não é um emprego, é um hobby. É melhor VOCÊ procurar melhores argumentos, ou então, encher o saco de outro blogueiro.

      Excluir